Projeto socioeducativo para crianças e adolescentes do
Conjunto Habitacional Santa Maria 1 - Botucatu (SP)

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Os desafios do contraturno escolar - 2. Um olhar diferenciado para o currículo




O cuidado com a natureza das atividades pedagógicas do contraturno escolar é outro aspecto importante  considerado pelos educadores e gestores envolvidos com o projeto Bem Te Vi.
Em qualquer planejamento sempre pensamos que as atividades a serem desenvolvidas com as crianças no contraturno precisam na sua maioria ser vitalizantes, e não o contrário!
Sabemos que o acelerado processo de crescimento da criança dos 0 aos 14 anos demanda muita vitalidade e, para tal, precisamos cuidar para que esta vitalidade permaneça disponível em seu organismo. A programação do projeto Bem Te Vi visa contemplar atividades com base nesse pressuposto e, além disso, também cuidar para que as mesmas sejam bem diversificadas e integradas entre si. Do contrário, um período de 8 horas seguidos (somadas as horas de projeto com as do turno escolar propriamente dito que acontece na Escola Elda), poderá ocasionar às crianças envolvidas situações de sério desequilíbrio físico e emocional.
Música, atividades rítmicas e artísticas, jogos e brincadeiras selecionados apresentam, além de outros benefícios, também essas propriedades vitalizantes e é por esse motivo que são privilegiadas por nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário