Projeto socioeducativo para crianças e adolescentes do
Conjunto Habitacional Santa Maria 1 - Botucatu (SP)

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Os desafios do contraturno escolar - 1. A importância da qualificação do educador


Sabemos o quanto que o contraturno escolar apresenta de aspectos extremamente positivos para os educandos e suas famílias, mas sabemos também que  alguns grandes desafios  de diversas ordens são dele decorrentes. Caberá à equipe do Projeto Bem Te Vi e aos seus parceiros os identificar e equacionar sempre de forma mais satisfatória nos seus próximos passos de desenvolvimento. Os reais benefícios do projeto para com as crianças e adolescentes do Conjunto Habitacional Santa Maria dependerão em grande parte do empenho de todos com esta meta.
A educação holística, que é a base de qualquer proposta séria de contraturno escolar, deve ter a visão do todo da missão educacional e também das partes que compõe esse todo. Nela almeja-se que o aluno aprenda a aprender (cognitivo); aprenda a fazer (produtivo); aprenda a conviver (social) e aprenda a ser (pessoal).
A partir da compreensão da amplitude destes objetivos educacionais percebe-se que o  educador que se proponha a atender crianças e jovens numa proposta de contraturno deverá, necessariamente, ter uma qualificação diferenciada e estar comprometido com a visão de educação integral. Este é, sem dúvida alguma, o primeiro desafio a ser encarado com toda a importância que ele possui. A Pedagogia Waldorf já possui em suas bases filosóficas e também nas atividades práticas uma visão de ser humano que está em consonância com essa premissa holística de educação, e esse é um facilitador para a equipe do Projeto Bem Te Vi.

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