Projeto socioeducativo para crianças e adolescentes do
Conjunto Habitacional Santa Maria 1 - Botucatu (SP)

terça-feira, 22 de abril de 2014

Semana de Páscoa - renovados!

Inspiradas pela Páscoa, as educadoras a cada dia presentearam as crianças com quitutes feitos com suas próprias mãos: pizzas, bolos, pipoca e até mesmo ovinhos de chocolate!

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Doação do Imposto de Renda

IRPF

Já imaginou se você pudesse tirar um pouco do dinheiro que vai para o governo e investi-lo em uma boa causa? E se lhe dissermos que você pode? Isso mesmo, é possível direcionar parte do dinheiro do leão — que se paga no Imposto de Renda (seu ou da sua empresa) — para o Projeto Bem Te Vi! Veja como é fácil fazer a doação.

Para doar parte do seu Imposto de Renda devido (imposto a pagar) inclusive o retido na fonte, basta seguir as recomendações abaixo, seja para pessoa física (IRPF: 3%) ou pessoa jurídica (IRPJ: 1%). A doação se dá através do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) de Botucatu (SP), onde a Associação Comunitária João de Barro, responsável pelo Projeto Bem Te Vi, está inscrita. A destinação é feita ao FUMCAD (Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) que destina o valor para os projetos inscritos. Você DEVE indicar sua doação para o Projeto Bem Te Vi a fim de nos apoiar.

 Até 30/abril, pessoas físicas podem doar 3% do imposto devido referente ao ano base anterior (ano passado). As doações realizadas neste ano, que só podem ser destinadas ao FUMCAD/CMDCA, não podem passar de 3% do imposto devido, desde que o limite global de 6% não seja ultrapassado. Ou seja, quem já fez doações incentivadas no ano passado só vai poder, no máximo, inteirar o seu limite global de 6% neste ano. Quem ainda não doou também deve respeitar o limite de 3% para a próxima declaração.

Segundo a Receita Federal, o volume desse tipo de doação é baixo e o potencial de crescimento é enorme. De acordo com o Fisco, apenas 1,5% do potencial de doação do imposto devido do país é cumprido pelas pessoas físicas.

 COMO DOAR?

 Para fazer a doação de parte do seu Imposto de Renda direto no programa da declaração IRPF, da Receita Federal, faça conforme o passo-a-passo do exemplo a seguir (clique na imagem das telas para ampliá-las e ver os detalhes, destacando que foram colocadas tarjas para ocultar os dados pessoais do exemplo utilizado neste tutorial).


 É importante destacar que a doação deve ser feita depois da declaração estar completamente preenchida e somente é possível fazer a doação para declarações POR DEDUÇÕES LEGAIS e não por Desconto Simplificado, conforme tela abaixo.

Seguem as telas:

Passo 1: A declaração deve ser “Por Deduções Legais“.
 


Passo 2: Após a declaração completamente preenchida, com todos os dados inseridos, vá na barra lateral de opções e, em RESUMO DA DECLARAÇÃO, clique em DOAÇÃO DIRETAMENTE NA DECLARAÇÃO — ECA.
 




Passo 3: Para cadastrar sua doação, selecione o Tipo de Fundo como MUNICIPAL. Depois escolha o Estado “SP – São Paulo” e a cidade de “BOTUCATU“.
 




Passo 4: Digite o VALOR que você deseja doar, destacando que o próprio programa calcula qual é o valor máximo possível para doação do imposto a pagar/pago (veja no lado direito da tela), que na declaração deste ano (2014), para o ano-base (2013) é limitada a 3%. E clique em OK para encerrar. Por isso é importante preencher toda a declaração antes, pois somente assim o programa conseguirá calcular quanto você pode doar, com base no quanto terá a pagar ou pago/retido na fonte.
 



Passo 5: Na barra lateral, ainda no Resumo da Declaração, clique em CÁLCULO DO IMPOSTO e veja que o valor da doação já entrou no campo DEDUÇÃO DE INCENTIVO.
 



Passo 6: A seguir, na barra lateral, entre na opção IMPRIMIR e clique em DARF — DOAÇÕES DIRETAMENTE NA DECLARAÇÃO — ECA para gerar a DARF da sua doação (destacando que, mesmo doando parte do IR retido na fonte, precisa-se pagar a DARF e receber o valor de volta na restituição).
 



Passo 7:
 




DARF: O sistema irá gerar um DARF (como no exemplo abaixo) — sob o código 3351 —que é uma guia para pagamento até 30/04/2013 na rede bancária. Se você tiver imposto a pagar (e não tiver apenas retido na fonte) também terá outro DARF a gerar (do imposto restante) para gerar no menu Impressões.
 



Final: O último passo é nos informar a respeito da sua doação, para poder nos ajudar no controle desse canal de doações, enviando as seguintes informações para o e-mail administrativo@joaodebarro.org.br :
1.nomeCPF ou CNPJ do depositante;
2.data do pagamento e valor do DARF;


Atenção: só conseguiremos direcionar a doação para o Bem Te Vi se formos avisados pelo doador!

Agradecemos sua doação e também o quanto mais você puder divulgar este tutorial.




terça-feira, 8 de abril de 2014

Oficina de Costura com as mães

Mais uma tarde deliciosa em companhia das mães do Bem Te Vi.
 
Costura regada a um chazinho e muita conversa.
 
 
 

Estudo sobre Botucatu

Os alunos do Bem Te Vi Gamela concluiram recentemente uma época muito intensa sobre a história de Botucatu.

Vejam só os cadernos:



Reconhecidos como Utilidade Pública em Botucatu

 
No ultimo dia 25 de março, na Camara Municipal de Botucatu,
a Associação Comunitária João de Barro foi oficialmente
reconhecida por sua utilidade publica.
 
Agradecemos e seguimos fortalecidos para a continuidade de nosso trabalho!