Projeto socioeducativo para crianças e adolescentes do
Conjunto Habitacional Santa Maria 1 - Botucatu (SP)

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Programação semanal do Bem Te Vi Corôa


De maneira geral, a preocupação primordial da construção do processo pedagógico foi de fortalecer as relações sociais saudáveis. Oferecer um ambiente agradável e seguro na sala de aula, onde as crianças puderam ter o bálsamo da vivência de um ritmo, de algo preparado e estável para um período de seu dia.

Enfim...música!


Foi preciso muito trabalho (durante esse ano todo) e paciência da monitora de oficina de instrumentos musicais,a música Mônica Maffei, para que a cacofonia se transformasse em música!

Alunos do Bem Te Vi Gamela tocando flauta

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Explorando as cores


Graças à doação do SENAC Botucatu e orientação da artista Luciana Betti, pudemos desenvolver um rico trabalho com os tijolinhos coloridos de cera de abelha. Eles, entre outras coisas, propiciaram às crianças um contato com o mundo das cores através de superfícies de lindas nuances coloridas, e os resultados pedagógicos foram incríveis! 

O trabalho manual no Bem Te Vi

Durante todo o ano, o trabalho manual permeou nosso dia a dia. As crianças produziram lindos trabalhos: costuraram seu próprio estojo, um saquinho para as pedrinhas de matemática, enfeites para a festa, colar para as mães, a lembrança da reunião de pais, bordaram o nome nas toalhas do lanche etc

Preparando para novos desafios


Crianças que inicialmente repetiam a exaustão: “não sei fazer”, “tudo que faço fica feio”, “nunca vou conseguir” e etc, hoje realizam lindos trabalhos e se encorajam para novos desafios.

Enriquecimento das relações

Como um balanço do ano, o desenvolvimento dessas crianças foi emocionante. As crianças adquiriram um amplo leque de novos conhecimentos. Mas, principalmente, um enriquecimento das relações. Um maior respeito mútuo e a si próprio. Uma postura mais cordial e gentil. Uma alternativa para lidar com situações conflitantes e difíceis. 

Refeição e educação

·         O café da manhã e o almoço diários no nosso refeitório foram primordiais para tratarmos aspectos de higiene, postura (talheres adequados, sentarem todos juntos e iniciar a refeição, agradecer o alimento, evitar o desperdício e outros bons hábitos).

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Bijuterias

Na oficina de bijuterias com o monitor Carlos Lira as habilidades da atenção, concentração, dedicação ao trabalho, coordenação motora fina, ritmo, estética das cores e padrões e tantas outras são trabalhadas suave e terapeuticamente.


Aplicação em Feltro

Bem Te Vi Amarelo, nossos caçulinhas do projeto, se esmeram em uma oficina de costura no feltro:


Abaixo outro trabalho desenvolvido, agora com as crianças do Bem Te Vi Carijó:


A construção da casinha: o início

A classe do Bem Te Vi Carijó tem como tarefa pedagógica de final de ano a construção de uma casinha.Esse será um dos trabalhos de fechamento de todo um processo de aprendizagem de conteúdos relativos às moradias, ao meio ambiente próximo, às profissões tradicionais, à agricultura e à transformação do grão ao pão.
Vejam aqui construção dos tijolinhos feita pelas crianças:


domingo, 4 de novembro de 2012

Moradia e reflexão

Desenhos feitos na época de estudo das moradias levam a equipe do Bem Te Vi à reflexão do impacto que a mudança para o Conjunto Habitacional Santa Maria teve na vida dessas crianças. A aridez ambiental do local em paralelo com a falta de vínculos  familiares, de trabalho e de amizade estão claramente refletidos nos desenhos. Por exemplo, em sóis que choram e sóis sorridentes ...


Aulas de culinária




Com as aulas de culinária que as monitoras têm organizado, quase todos os dias somos agraciados com o cheiro de um pão ou um bolo assando, ou lindas saladas e legumes colhidos de nossa própria horta.

Trabalhando o Barro

Dar forma ao barro pode ser um excelente treino ao estabelecimento de limites harmoniosos nas variadas atividades da vida. No nosso caso, principalmente as sociais.


Xadrez

Para treinar a concentração e o respeito às regras nada como um jogo desafiador como o xadrez!


Pintura em aquarela

Pintura em aquarela
A pintura em aquarela como instrumento da pedagogia curativa é uma das alternativas de metodologia usada pelos profissionais que prestam serviço ao Bem Te Vi.

Mesa de Época (São Michael)