Projeto socioeducativo para crianças e adolescentes do
Conjunto Habitacional Santa Maria 1 - Botucatu (SP)

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Primeiras semanas

Os primeiros dias do Projeto Bem Te Vi foram marcados por muita curiosidade. Tanto dos monitores e oficineiros, ansiosos pelo contato com as crianças, quanto dos alunos, que foram chegando aos poucos.

Os ambientes foram cuidadosamente preparados pelas monitoras e oficineiros do projeto e a Escola Elda também contribuiu com todo empenho para receber as crianças no Bem te Vi, cuidando para que tudo estivesse em ordem: o transporte, a merenda, o material escolar.

Com o inicio das atividades percebemos que, neste primeiro momento, o importante está sendo criar vínculos, estabelecer a confiança, fazer acordos. Por isto priorizamos as atividades artísticas e de sensibilização como a música, brincadeiras, atividades ritmicas e atividades de desenho que ajudarão num diagnóstico preliminar quanto às necessidades específicas do trabalho educativo.

A receptividade das crianças e dos jovens vem a cada dia num crescendo e a forma do social das crianças durante as atividades pedagógicas e lúdicas já progrediu a olhos vistos, tendo em vista o pequeno espaço de tempo de atividades.

Muito há o que fazer e desenvolver nesse projeto que é apenas um embrião promissor de um ideal de parceria socialmente responsável entre o impulso pedagógico Waldorf e uma escola pública. O entusiasmo da equipe de trabalho da APA (Assoc. Assist. e Pedag.Aitiara) e da equipe técnica  e operacional da Escola Elda foram a força para superar os inevitáveis ajustes de todo começo.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Aprendendo com o circo

A coordenação motora, atenção, equilíbrio, cooperação e tantos outros aspectos da educação integral, são trabalhados de forma lúdica e produtiva:


A música, que é fundamental na pedagogia Waldorf como instrumento de desenvovimento harmonioso dos alunos, esteve presente em todo o espetáculo:



Todo o ambiente, figurinos e materiais foram  previamente preparados pelos alunos que fazem parte da troupe, num  aprendizado eficaz de que resultados de qualidade dependem do grau de dedicação e preparação anterior:

Apresentação do Circo Ponte das Estrelas

Circo Ponte das Estrelas propiciou um início festivo ao trabalho com os alunos do Projeto Bem Te Vi.
Assistimos à apresentação destes jovens atores, que vêm todos de escolas da periferia de São Paulo (Associação Comunitária Ponte das Estrelas, Jardim Helga, SP), e pudemos constatar o quanto um projeto bem feito, com o apoio dos instrumentos da pedagogia Waldorf, pode frutificar  em disciplina, alegria, organização, cooperação e realização.
Um exemplo com que os alunos da Escola Elda puderam se identificar e vibrar.

O resultado foram momentos de descontração e alegria sadia.

Muita vibração entre o palco e a platéia.
 
Atores e espectadores se identificam.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Convênio assinado!


A cerimônia de lançamento do Projeto Bem Te Vi foi marcada por discursos compromissados e contou com a presença de diversas autoridades ligadas ao processo de implantação do projeto: - João Cury (Prefeito Municipal), Rachel Cury (Presidente do Fundo Social de Solidariedade), Narcizo Minetto (Secretário Municipal de Educação), Sueli Tamelini (Presidente do CMDCA), Amélia Sibar (Diretora da DRADS), Emily Peres (Diretora da APA Aitiara), Adriano Nunes da Costa (Diretor da Escola Elda Moscogliato), José Bittar (Vereador), Claudias Aria (APA Aitiara e CMDCA), bem como de diversas outras pessoas ligadas às instituições parceiras: - Fundo Social de Solidariedade, Secretarias Municipais de Assistência Social, Educação e Habitação, Aliança pela Infância, AMA Demétria e Escola Aitiara.
Professores e alunos da Escola Elda, e os futuros monitores do projeto também puderam prestigiar o evento.


Os representantes da APA, Prefeitura e CMDCA, na foto, Emily Peres, Suely Tamelini e João Cury assinaram o convênio que selou a parceria: atender, no contra-turno escolar, inicialmente 100 alunos da Escola Elda Moscogliato, para educação integral, aplicando recursos da pedagogia Waldorf.



O Circo Ponte das Estrelas encerrou as atividades de lançamento com uma apresentação para as crianças. 

domingo, 2 de outubro de 2011

Uma parceria inédita

O Projeto Bem Te Vi surgiu da iniciativa de um grupo de pessoas  com o desejo de desenvolver uma proposta que de alguma forma viesse contribuir com a melhoria das condições socioeducativas das crianças e adolescentes do Conjunto Habitacional Santa Maria 1.
Esta idéia foi de imediato acolhida por diversas iniciativas da sociedade civil e do poder público municipal: - de um lado, a Aliança pela Infância, a AMA Demétria e a APA Aitiara; de outro lado, o Fundo Social de Solidariedade, o CMDCA e as Secretarias Municipais de Habitação, Educação e Assistência Social.

O  desafio é bem grande e evidente para todos, havendo insuficiência de equipamentos e programas sociais na região para atender a demanda de 407 novas famílias moradoras do Conjunto Habitacional Santa Maria 1 - parte do programa Minha Casa Minha Vida do Governo Federal.
A proposta foi de utilizar os fundamentos da pedagogia Waldorf  (conhecida por sua atuação social), e o suporte humano e material da administração pública, em um programa pedagógico-social focado no desenvolvimento comunitário.
O resultado do processo (articulado pelo Fundo Social de Solidariedade ) é o Projeto Bem Te Vi, que vai atender inicialmente, num projeto-piloto, 100 crianças e adolescentes do Santa Maria, alunos da Escola Municipal Elda Moscogliato, no contra-turno escolar, com metas de ampliação, num processo de gestão compartilhada.
A Escola Elda está situada no km 6 da Rodovia Gastão Dal Farra, entre o Bairro Demétria e o Santa Maria, nas antigas instalações residenciais e recreativas da CESP e, posteriormente,  sede do Projeto Gestão.